domingo, 13 de novembro de 2016

Recôncavo News

URGENTE: Forte terremoto atinge a Nova Zelândia, alerta de tsunami foi emitido

Um forte terremoto de magnitude 7,8 foi registrado a cerca de 90 quilômetros ao nordeste da cidade de Christchurch, na ilha sul Nova Zelândia, às 23h no horário local (9h em Brasília) deste domingo (13), segundo o Departamento Geológico dos Estados Unidos. A Defesa Civil disse que ainda é cedo para avaliar danos e saber se houve feridos ou mortos. O tremor derrubou o fornecimento de eletricidade em algumas áreas e levou pessoas para as ruas da capital Wellington (na ilha norte).
Embora o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico não nem tenha disparado nenhum aviso, a Defesa Civil do país emitiu um alerta para possíveis ondas gigantes. O órgão aconselhou moradores na costa leste da ilha sul a buscarem abrigo em áreas mais altas. O site do órgão do governo da Nova Zelândia responsável por emitir informações sobre riscos geológicos apontou que o tremor foi sentido em todo o país e advertiu os cidadãos que fiquem atentos a réplicas. Christchurch, a maior cidade da ilha sul do país, sofreu outro forte terremoto em fevereiro de 2011, quando 185 pessoas morreram.
Tamsin Edensor, moradora de Christchurch e mãe de dois filhos, disse à agência de notícias Associated France Press que o tremor durou um "longo tempo". "Estávamos dormindo e acordamos com a casa tremendo", disse. Edensor contou que não havia sinais de danos em sua rua e que a energia não havia sido cortada. "Estamos sentido réplicas [do terremoto] no momento. Vamos estocar suprimentos e água por garantia." "A casa inteira sacudiu como se fosse uma cobra, alguns objetos espatifaram-se no chão e a eletricidade foi cortada", disse uma moradora de Takaka, também na ilha sul, em entrevista a uma rádio local. Fonte: UOL Notícias.