sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Recôncavo News

SAJ: Família Bastos é condenada a pagar indenização a familiares das vítimas do 11 de Dezembro

No final da tarde desta quinta-feira(24) uma nova sessão foi realizada em Santo Antônio de Jesus para discutir o cumprimento determinado pela justiça sobre a indenização dos familiares das vítimas da tragédia ocorrida em 11 de Dezembro de 1998. A data que hoje nomeia o movimento, tem uma marca triste na história do município onde uma fábrica de fogos explodiu, matando mais de 60 pessoas. A tragédia ganhou repercussão nacional e até hoje segue em discussão judicial. Na sessão desta quinta-feira, a família Bastos se comprometeu, perante a justiça, em depositar a indenização a partir da próxima sexta-feira (25), até o meio dia. 
Caso não aconteça o depósito, os bens da família devem ir a leilão, conforme o estabelecido pela justiça. “Tentamos reparar o erro de três anos atrás em que foi feito um acordo e lamentavelmente não foi cumprido. Sabemos que nada disso irá reparar a dor, o sofrimento das pessoas, mas é um direito que tá se cumprindo, é o que a lei prevê em forma de reparação, que é a indenização”, disse o advogado da família Bastos, Dr Igor Coutinho. Segundo ele, os bens permanecerão bloqueados por garantia. “Ficou estabelecido um aporte a partir de amanhã, e o restante em curto prazo, prazo inclusive inferior ao que a lei prever para dar a hipótese de arrematação em leilão”, completou.
 Para a Dra Renata Rocha, o novo acordo deve trazer uma fase de paz. “Apesar de toda dor, elas acharam por bem, de forma conciliatória, fazerem o acordo”, disse. Segundo Manoel Missionário, representante do Movimento 11 de Dezembro, o leilão estava previsto para a tarde da sexta-feira (25), mas diante do acordo, poderá ser suspenso se for depositada, até o meio dia, a quantia de um milhão de reais. “Foi acordado quatro parcelas de duzentos mil em 31 de janeiro, em 28 de março, 30 abril e a última, no dia 31 de maio, no valor de R$ 975,00 mil. Caso descumprindo, volta o leilão e será aplicado uma multa de 20%”, detalhou. Fonte: Blog do Valente.