Corpo de Bombeiros inaugura subgrupamento em Cachoeira

Recôncavo News
Com efetivo, viaturas e veículo especializado no salvamento e combate a incêndio, o novo subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (20), na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Os trabalhos já começaram, tendo quatro equipes disponíveis para atendimento aos moradores. De acordo com o comandante-geral do CBM, coronel Francisco Telles, essa é a concretização de um projeto que havia sido implementado com o início da construção de uma sede própria, mas que foi interrompida por conta de problemas com a empresa responsável pela obra.

“Conseguimos retomar esse processo de implantação de um subgrupamento aqui e o Governo do Estado se empenhou no sentido de efetivar esse processo antes do período de São João. Já tínhamos pessoal capacitado, viaturas especiais voltadas para incêndio, mas não só isso. Estamos prontos para realizar operações de busca e salvamento, além de atendimento pré-hospitalar em caso de acidentes”, explica Telles. 

Prevenção de acidentes

O Corpo de Bombeiros de Cachoeira também possui uma Sessão de Atividades Técnicas, voltada à prevenção e à conscientização da comunidade local quanto aos riscos de acidentes, incluindo acidentes domésticos que podem ser evitados com cuidados simples. Para isso, a corporação desenvolve projetos que incluem a capacitação da população. Para o chefe do setor de Atividades Técnicas, capitão Marcos Moreira, o importante é evitar que qualquer tipo de acidente ou sinistro aconteça. “Esse é um dos serviços mais importantes do Corpo de Bombeiros, porque entendemos que não há orgulho algum em se combater um incêndio que poderia ter sido evitado. Nesse sentido, faremos fiscalizações preventivas nas edificações, vistorias técnicas em prédios, edificações, locais de festa e lugares de risco. Essas ações garantem a segurança tanto dos imóveis quanto das pessoas que frequentam aquele local. Vamos intensificar esses serviços nos casarões da cidade para evitar que novos incidentes aconteçam”, conta o capitão. 

Centro Integrado de Segurança

Atuando inicialmente nas instalações de uma faculdade, o Corpo de Bombeiros funcionará em definitivo em imóvel que abrigará o Centro Integrado de Segurança. Quando ficar pronta, além dos bombeiros, a estrutura vai reunir a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Conselho Tutelar. Segundo o prefeito Carlos Pereira, esse é um investimento importante para o município. “Cachoeira é uma cidade histórica, com casarões antigos e acervo arquitetônico muito expressivo. A chegada do Corpo de Bombeiros traz mais tranquilidade e segurança para toda a comunidade cachoeirana”, afirma o prefeito. A professora aposentada Rita de Cássia Menezes também comemora a chegada dos bombeiros e do Centro Integrado de Segurança. “Agora vamos poder dormir com tranquilidade, já me sinto mais segura e sei que todos os vizinhos aqui pensam assim também. Esse é um dia de muita alegria para Cachoeira”. ASCOM.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !