sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Recôncavo News

Crise: Prefeitura de cidade baiana vai demitir 400 servidores para reduzir despesas

A prefeitura do município de Itapebi, no sul do estado, vai demitir 400 servidores municipais a partir de 1º de outubro, com a justificativa de contenção de gastos. O anúncio foi feito na quinta-feira (17). O secretário de Administração do município, Aécio Conceição, afirmou nesta sexta (18) que todos os funcionários serão readmitidos até 5 de novembro.

“O país passa por um momento difícil economicamente e nossa cidade não fica atrás. Vamos fazer isso para que nós possamos dar uma enxugada na máquina e pagar salários em dia”, argumenta o secretário. Entre os funcionários demitidos, estão cargos como motorista, vigilante, garis, auxiliar administrativo, cargos comissionados, além de auxiliar de enfermagem e até mesmo professores.

“Tomamos medidas para que não sejam a tingidos postos de saúde, PSF (Posto de Saúde da Família) e escolas”, garante Aécio Conceição. Nas escolas, o secretário informa que 90% dos professores são concursados e apenas uma parte dos funcionários deve ser atingida. Ele afirma que parte dos salários de servidores relativos ao mês de agosto foi pago pela prefeitura e o restante vai ser depositado até a próxima semana.

O secretário garante aos funcionários que eles serão readmitidos no mês de novembro. “Podem ficar tranquilos que serão readmitidos. Já conversamos com eles”, disse. Aécio Conceição diz que, neste ano, a prefeitura de Itapebi sofreu com a queda na arrecadação e de repasses do governo federal. “Somente do recurso do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), foram mais de R$ 130 mil a menos”, afirmou. Fonte: G1.