quinta-feira, 9 de abril de 2015

Recôncavo News

Estados Unidos: Vídeo mostra policial que mata negro com oito tiros nas costas

Um policial branco foi detido e acusado de assassinato na última terça-feira (7) em North Charleston, Carolina do Sul, depois da divulgação de um vídeo que mostra como ele atirou várias vezes nas costas de um homem negro desarmado. Michael Slager atirou oito vezes nas costas da vítima, que parecia fugir do agente depois de ter sido detida no sábado em uma blitz de rotina. 

O vídeo foi enviado por uma testemunha ao jornal New York Times e divulgado na internet. O agente e a vítima, o motorista Walter Scott, de 50 anos, teriam discutido quando ele foi detido porque um dos faróis de seu veículo não funcionava. 

O policial, que pode ser condenado a 30 anos de prisão ou até mesmo à pena de morte, foi levado para o centro de detenção do condado de Charleston. Antes da divulgação do vídeo, o policial afirmou que Walter Scott o havia agredido e retirado sua pistola elétrica – nas imagens é possível ver que Slager apanha o dispositivo e o deixa ao lado da vítima, que morreu pouco depois. "Se não existisse um vídeo, saberíamos a verdade? Mas agora conhecemos a verdade", disse um irmão de Scott em entrevista. 

O advogado da família, Chris Stewart, afirmou que depois da notícia das acusações contra o policial existe um certo sentimento de libertação. "O caminho que devemos percorrer para tentar obter justiça começa aqui", declarou.